Pauta Global

Un blog sobre Economía Política Internacional

Entre o céu e a terra

ceueterra

Há alguns meses assisto a série de documentários da TV Brasil: “Entre o céu e a terra”, transmitido pelo canal estatal na rede nacional todos os Domingos às 11 horas e as Quartas às 20 horas; e estou cada vez mais segura de que a minha primeira impressão foi correta. Trata-se de uma proposta interessantíssima, e sumamente esclarecedora.

A série reflete sobre questões fundamentais da humanidade como a vida e a morte, o amor e o sexo, a comunidade, a visão do outro, etc.; todos entendidos na ótica das religiões e comparando o entendimento de umas e de outras. Para isso foram consultados expertos e praticantes do cristianismo, catolicismo, judaísmo, budismo, islamismo, candomblé, wikka, entre outros; além de teólogos, filósofos, e diversos especialistas.

Dentre os programas da série que já assisti (acho que todos rs), o que mais chamou minha atenção, e que mais gostei, foi o dedicado à questão do gênero feminino. Chama-se “O papel da mulher” e nele fica muito claro como as religiões, todas elas sem exceção, condicionaram a função feminina à masculina.

De igual forma que nos outros tópicos, neste programa foram escutadas diversas vozes associadas à diferentes religiões e às ciências; e em vista de que tenho uma clara caidinha pela segunda, adorei as entrevistas ao especialista em Mitologias (também médico psiquiatra e psicoterapeuta) Bernardo Lynch de Gregorio; e à Prof. Dr.ª Marcia Tiburi, mestre e doutora em filosofia.

Ambas as entrevistas estão disponíveis por separado em Youtube e são imperdíveis. Na que disponibilizo primeiramente, Bernardo de Gregorio explica em uma classe magistral a passagem do matriarcado ao patriarcado e as questões que governam a nossa vida atual. Ao programa “O papel da mulher” pertence os primeiros 30 minutos da entrevista. Logo, o especialista é perguntado sobre outros tópicos de outros programas.

Na entrevista à Prof. Dr.ª Marcia Tiburi sobre a mulher (que correspondem aos primeiros 23 minutos do vídeo que anexo) se discute sobre a inequidade nos direitos entre homens e mulheres, as contribuições do feminismo à melhora das liberdades individuais que por sua vez beneficiam à comunidade, à maternidade, ao aborto; e ainda como a religião entende todos esses assuntos. “Tanto o cristianismo como o judaísmo e o islamismo são religiões que abominam as mulheres. (…) A religião só atrapalhou a vida delas”, diz Tiburi, logo de cara e prende a nossa atenção irreversivelmente.

O programa completo sobre “O papel da mulher” da série “Entre o céu e a terra”, está disponível no site do programa da TV Brasil a seguir:

http://tvbrasil.ebc.com.br/entreoceueaterra/episodio/o-papel-da-mulher

Contudo, recomendo a você assistir todos os documentários de esta série. Cumprem a função, que imagino, foi o motor da produção: debater, pensar e crescer.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

Información

Esta entrada fue publicada en abril 15, 2015 por en Sugerencias y etiquetada con , , , , .
A %d blogueros les gusta esto: