Pauta Global

Un blog sobre Economía Política Internacional

A ABACC à luz das teorias das RI

2016-12-26-3

Em parceria com o professor Hugo Rogelio Suppo e a colega Helen Miranda Nunes, tive o prazer de escrever o artigo inicial da coletânea organizada pelo ex-secretário brasileiro da Agência Brasileiro Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), Odilon Marcuzzo do Canto, em homenagem aos 25 anos da instituição. O livro se chama “Modelo ABACC: um marco no desenvolvimento entre as relações entre Brasil e Argentina”

O nosso artigo intitulado: “A ABACC à luz das teorias das Relações Internacionais” procura refletir na perspectiva de três grandes teorias da disciplina: o realismo, o liberalismo e o construtivismo para tentar pensar uma explicação teórica para a existência e plena vigência da ABACC, organização intergovernamental entre a Argentina e o Brasil que tal vez seja (na minha opinião é) a melhor e mais bem sucedida empreitada entre a cooperação entre ambos os países.

abacc-cap2

A ABACC é uma das instituições que estudo há mais de cinco anos e que foi parte central na minha dissertação de mestrado, defendida em 2014. Por isso, quando recebi o convite para participar deste livro, me senti – não só muito feliz – mas também grata pelo reconhecimento do meu professor, dos secretários da ABACC e da comunidade acadêmica.

Este livro só foi publicado em versão impressa pela editora da Universidade de Santa Maria (UFSM), custa 40 reais (12,22 dólares) e tem 240 páginas. Aqui o link: https://editoraufsm.com.br/o-modelo-abacc

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

Información

Esta entrada fue publicada en diciembre 26, 2016 por en Información, Instituciones y etiquetada con , , , .
A %d blogueros les gusta esto: